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Pesquisa da Abrasel aponta que 45% dos locais de alimentação ouvidos conseguiram obter lucro em setembro

"As promoções do Mais Clientes com certeza permitem entender melhor o comportamento de consumo, que permite um melhor planejamento das próximas ações para gerar mais rentabilidade para os negócios.”, destaca Márcio Alencar, diretor de Estratégia Digital, Marketing e Negócios da Alelo.

Com a retomada do movimento após o fim das restrições por conta da pandemia, os estabelecimentos comerciais começam a ganhar fôlego e procurar estratégias para incrementar os negócios. Uma pesquisa da Abrasel, que entrevistou 1.670 empresários entre os dias 24 e 31 de agosto e foi divulgada em setembro deste ano, aponta que 45% dos locais de alimentação ouvidos conseguiram obter lucro.

Apesar de o índice ser maior do que o observado na edição anterior, de 37%, o dado ainda revela uma dificuldade em obter bons resultados financeiros na maior parte dos comércios de alimentação. Pensando em ajudar os estabelecimentos comerciais na gestão dos negócios e na atração de mais clientes, a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, criou a ferramenta denominada “Mais Clientes”.

Com a ferramenta pensada para padarias, restaurantes e supermercados, os donos de estabelecimentos podem fazer a análise de dados do seu negócio e oferecer descontos comerciais de forma personalizada. É possível que os estabelecimentos realizem promoções nas modalidades cashback (“Dinheiro de Volta”) ou selos de fidelidade (“Fidelidade”).

Assim que uma promoção é criada pelo estabelecimento comercial, de maneira automática, a Alelo mapeia os clientes que mais combinam com tal estabelecimento, considerando preferências e hábitos de consumo.

Todos aqueles clientes que estiverem dentro do perfil, recebem notificações da promoção realizada pelo estabelecimento, por meio do aplicativo Meu Alelo. Vale destacar que a promoção é válida tanto para compras presenciais como pelas principais plataformas de delivery.

A ferramenta foi construída tendo como base dados e tecnologia. Hoje, a empresa conta com mais de 8 milhões de usuários e mais de 1 milhão de estabelecimentos credenciados, que geram cerca de 55 milhões de transações por mês.

“Com a retomada da economia precisamos apoiar nossos clientes estabelecimentos comerciais com soluções modernas e fáceis de serem utilizadas para conquistarem resultados cada vez melhores. As promoções do Mais Clientes com certeza permitem entender melhor o comportamento de consumo, que permite um melhor planejamento das próximas ações para gerar mais rentabilidade para os negócios.”, destaca Márcio Alencar, diretor de Estratégia Digital, Marketing e Negócios da Alelo.

De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, iniciativa que reuniu Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento. O uso de dados entra nesse escopo para criar promoções certeiras.

Além das promoções criadas pelos estabelecimentos levarem em conta dados como horário de maior movimento, dia da semana, tíquete médio e sazonalidade, o Mais Clientes permite que as promoções sejam na modalidade Dinheiro de Volta (cashback) ou, ainda, na modalidade Fidelidade.

Na modalidade Dinheiro de Volta, o dinheiro que volta para o cliente é custeado exclusivamente pelo estabelecimento comercial, sendo que o dono do estabelecimento define detalhes como: qual o valor será devolvido e qual o período e horário de ativação da oferta.

O cliente realiza a compra e ao atender os requisitos da promoção desenvolvida pelo estabelecimento, uma parte do montante (que consiste no desconto comercial concedido pelo estabelecimento) volta para o seu cartão.

Na modalidade Fidelidade, o dinheiro que volta para o cliente também é custeado exclusivamente pelo estabelecimento comercial, mas a mecânica é diferente: o estabelecimento concede selos digitais para os clientes que realizarem compras no período da promoção, sendo que, ao completar marcos de acúmulo de selos, o cliente recebe de volta, no saldo do respectivo cartão, parte do valor das suas compras.

Com a criação das promoções pelos estabelecimentos comerciais que são entregues para centenas de consumidores da base Alelo, há uma ampliação das chances de conversão, além da possibilidade de avaliar quais as melhores formas de atração de novos clientes.

A ferramenta Mais Clientes fica disponível no Portal Meu Estabelecimento da Alelo, exclusivo para os estabelecimentos comerciais credenciados. O canal oferece uma ampla linha de serviços que visam auxiliar nas estratégias de marketing, desenvolvimento, gestão de estoque e rotina financeira de todos os tipos de estabelecimentos comerciais.

“Esses são produtos em constante evolução e trabalhamos para entregar mais indicadores e novas formas de fidelizar os clientes. Temos previsto fazer o estudo de mapeamento da média do valor de tíquete dos usuários da região, de maneira geral, e disponibilizar uma tela com recomendações de decisões. Também estamos avaliando a possibilidade de disponibilizar promoções ligadas a outras soluções da Alelo”, diz Alencar.

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