Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Especialistas debatem sobre evolução da relação empresário e colaborador no mercado de trabalho, e como ouvir e ser transparente com time ajuda num melhor ambiente para todos

Cristiana Beltrão, Caroline Oda e Jacqueline Resch

Motivar a equipe sempre foi um dos desafios para os empresários. Aliás, uma equipe motivada gera mais produtividade e renda. Abrindo a tarde do último dia do 33º Congresso da Abrsasel Cristiana Beltrão, sócia fundadora do Grupo Bazzar, Caroline Oda, consultora e comunicadora, Jacqueline Resch, sócia diretora do RESCH debatem as formas mais eficientes de incentivar os colaboradores

A conversa começou com uma importante reflexão levantada por Cristiana, a transparência entre a figura do chefe e dos funcionários. “É importante o líder ouvir o que a brigada está sentindo, quais as vontades que ela quer. E quem está na liderança precisa falar a verdade. Dizer se a empresa pode oferecer aquilo, etc. É preciso ser verdadeiro”, ressalta a fundadora do Grupo Bazzar.

Para Carolina Oda e Jacqueline Resch o contratante deve oferecer oportunidades que estejam alinhadas com os desejos do time. “Motivar não é só dinheiro. Vai além disso e hoje as pessoas buscam outros tipos de salário. São os negócios que formam as pessoas e não podem ficar com o pensamento de ‘se eu investir em tal pessoa ela vai poder me deixar’, isso é errado. Hoje ninguém trabalha para você, ele trabalha com você”, explica Carolina.

“Colaboração tem a ver com igualdade. Para você motivar alguém você deve estar ao lado dela e mostrar que vai ajudar”, diz Jacqueline. Ainda durante a conversa, Cristiana contou o check list é uma ação essencial para organização e colaboração do time com o restaurante. Segundo ela, o colaborador se auto avalia e sempre busca melhorar.

De acordo com a consultora e comunicadora, Carolina Oda, mudar a cultura da empresa é somente se for de cima para baixo e se o líder da instituição não quiser mudar, o restante não muda. “Existem empresas que falam que são aconchegantes, aí você conversa com o líder e ele não te recebe bem. Então, não é só falar que você é, que seu estabelecimento é, você precisa ser”, pontua.

O 33º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel e Prazeres da Mesa, com parceria do Instituto IDHEIAS e apoio da Campari ESBRE, Escolha Veg, Secretária de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF), Galpão Cucina, Rational e Totvs e Três Corações. Patrocínio ouro da Alelo, Ambev, Banco do Brasil,BAT (Souza Cruz), Coca-Cola, Diageo,Ecolab, Grupo Petrópolis, Heineken, iFood, Sebrae, Sodexo, Stone, Ticket, patrocínio de prata PMI e patrocínio bronze do Banco do Nordeste, JBS, Mondelez, Reserva 51, Seara, Senac e Teknisa. Parceria de Mídia: Bares & Restaurantes, Correio Braziliense e Prazeres da Mesa.

Comentários