Academia Abrasel empregou 108 jovens em menos de seis meses. Programa de sucesso traz capacitação para trabalho no setor de alimentação fora do lar
Com grande dificuldade em conseguir mão de obra qualificada, os restaurantes sofrem em montar suas equipes. Para resolver essa situação e promover a entrada dos jovens no mercado de trabalho, a Abrasel no Paraná criou a Academia Abrasel.
O projeto é realizado em parceria com a faculdade Inspirar Gourmet (franquia do Grupo Inspirar) que cede a estrutura para que os jovens assistam as aulas teóricas e façam as aulas práticas. Os alunos têm à sua disposição três cozinhas profissionais completas e professores de alto nível. As aulas são todas presenciais, totalizando 60 horas de capacitação realizadas em 15 dias, simulando os horários dos restaurantes: seis dias por semana, inclusive aos domingos.
Além da parceria com a Inspirar, a Abrasel buscou parceiros para financiar o projeto e conseguiu patrocínios da Fomento Paraná, BRDE. Também conta com o apoio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, Fundação da Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba e da Gold Food Service, que cedeu todos os insumos secos para as aulas de cozinha.
“A Abrasel no Paraná tem um foco muito claro: a melhoria do ambiente de negócios em nosso setor. Isso se desdobra em várias ações, como a de sermos porta-voz dos empresários junto aos municípios e ao governo do estado. Também estabelecemos diversas parcerias para melhorar o ambiente de negócios, que sejam efetivas e tragam benefícios para os associados. Tudo isso, sempre, com muito foco na solução de problemas. Hoje a principal dificuldade é encontrar bons profissionais para o setor há um verdadeiro apagão na mão de obra. Por isso montamos a Academia Abrasel, que qualifica e dá o primeiro emprego a jovens que querem trabalhar nos bares e restaurantes. E ela já se mostrou um sucesso absoluto”, afirma o presidente da Abrasel no Paraná, Nelson Goulart Junior.
Os interessados passam por um processo seletivo rigoroso que avalia o perfil dos jovens, se são condizentes ao atendimento do público. Os selecionados ganham bolsa integral, uniformes, alimentação e vales transportes para participarem das aulas.
O projeto iniciou em agosto de 2021, já capacitando e empregando 108 jovens em setores como Cozinha Buffet, Cozinha a la Carte e Atendimento. Em 2022 a primeira turma, de março, tem 18 jovens para o curso de Cozinha a la Carte que, em 20 dias, saem capacitados e empregados.
Os primeiros alunos formados pelo programa elogiam a formação conseguida. “Eu nunca tinha contato com uma cozinha profissional até fazer o curso. E o meu preparo foi excelente. Isso ficou claro quando comecei na cozinha do restaurante Limoeiro, onde consegui colocação.
Pude me situar rapidamente, já sabia a linguagem de uma cozinha, com noção de como as coisas funcionavam na prática. Essa característica do curso de ser voltado para a prática, com muito cuidado aos detalhes, fez com que a minha adaptação ao ritmo de uma cozinha profissional fosse muito rápida”, explica o ex-aluno Gabriel Venâncio.
Outra ex-aluna da Academia Abrasel, Daniele Braga Batista, explica mais sobre o preparo durante o curso: “Eu sempre gostei de cozinhar, mas não tinha nenhuma noção de técnica. Isso foi muito importante durante o curso. É muito intenso e mão na massa, dando não só uma visão geral, mas trazendo também detalhes de preparo, receitas, além de muitas dicas que facilitam a adaptação a uma cozinha profissional”.
Cursos são oportunidade para aproximar alunos das melhores práticas do mercado. Foto: Divulgação
Outra iniciativa da Abrasel Paraná é o Banco de Talentos, que reúne currículos de profissionais interessados em trabalhar no setor, conectando-os com bares e restaurantes. Para acessar o formulário, clique AQUI e acesse o formulário.
O projeto Academia Abrasel será permanente, sempre buscando patrocinadores a exemplo da Fomento Paraná, BRDE, Gold Food Service, Prefeitura de Curitiba, Inspirar Paraná, Governo do Estado e Fãs.