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Em episódio do O Café e a Conta, Rapha Silva fala sobre como otimizar as vendas no delivery com estratégias essenciais

Rapha Silva durante a gravação do 95º episódio do podcast O Café e a Conta. Foto: Paulo Psilva

Fundador da consultoria Lucrando com Delivery, Rapha Silva é recebido no podcast O Café e a Conta para uma conversa sobre como manter uma operação de delivery eficiente, inteligente e lucrativa. Ele apresenta seis pilares essenciais para restaurantes que trabalham com entrega, que representam longevidade e bons resultados para o negócio.

Na entrevista, Rapha fala sobre a importância de um aprendizado contínuo para construir um negócio de longo prazo e reforça o valor do conhecimento dos empreendedores sobre ferramentas e estratégias que levam da sobrevência do negócio a margens de lucro cada vez melhores.

O especialista também dá dicas que transformam detalhes em elementos chave para atrair clientes e conquistar o público. Para descobrir quais são esses ensinamentos e como aplicá-los no seu negócio, leia um trecho da conversa abaixo ou assista o episódio na íntegra!

O Café e a Conta: O que separa o joio e o trigo pra, de fato, uma pessoa começar a entender as métricas e lucrar com o Delivery? Porque tem muita informação disponível na internet, mas não são necessariamente todas boas.

Rapha Silva: Não. Hoje a gente tem um problema que a informação é até demais, e as pessoas costumam buscar atalhos. Então, o que separa o joio do trigo é que quem não está buscando atalho, está construindo um negócio de longo prazo, e quem está buscando atalhos, possivelmente, está mal nessa equação.

Falando do delivery do zero ao lucro, qualquer restaurante tem seis pilares cruciais. Primeiro é um bom marketing, a marca, é a existência do valor agregado de tudo que você fizer dali para a frente.

Abrindo um restaurante, qual é a primeira coisa que a gente pensa? Qual é o nome do negócio. Até antes do que você vai vender. O nome, a marca, a mensagem, ela é crucial. Depois disso, a gente vai convidar pessoas para participarem do nosso sonho.

Vamos contratar um gerente, um operador de caixa, um cozinheiro, um auxiliar. Depois disso, a gente vem para o produto. Qual o melhor produto, a melhor embalagem, quem vai entregar esse nosso sonho e por qual canal, que são as plataformas.

Então, a gente tem marketing, gestão de pessoas, produto, embalagem, entrega e plataforma. Quem entende que esses seis pontos cruciais são o que vai levar a um resultado positivo, vai conseguir ter um negócio de longo prazo e vai sair dessa guerra de quem, infelizmente, não vai continuar no mercado.

Não é só vender por vender, é vender com valor agregado.

Esses pontos que você colocou têm mais a ver com o cenário ideal, e não necessariamente um cenário real. Antes de, por exemplo, eu contratar o meu cozinheiro dos sonhos, o meu gestor dos sonhos, às vezes a gente tem que se contentar com o que cabe no nosso bolso. O delivery tem muito esse cenário de começar pequenininho.

Vou trazer uma analogia. Você sabe montar o cubo mágico?

Eu só consegui um lado até hoje.

Só conseguiu um, mas você sabe que são seis lados, você sabe qual cor que você quer. Todo mundo sabe qual cor que tem que ter cada lado, mas não é por isso que você vai desistir de montar o cubo. Às vezes você vai aprender a parte de baixo, a segunda camada, a terceira camada e você vai otimizando.

Esse é o desafio de empreender, existem N formas de fazer isso. E qual é o modelo ideal? Você tem que ter uma inspiração. Agora, o restante do processo é transpiração, é você saber que se não está conseguindo vender bem, a sua marca não é bem conhecida.

Se você não está entregando bem, é porque sua equipe não está bem treinada, seu processo não está bem definido. Se o seu produto tem reclamação, você tem que otimizar isso.

A sua embalagem não tem uma apresentação, sua marca, você está perdendo a oportunidade de divulgar seu negócio no lixo. Imagina um condomínio, você chega e vê, na hora de jogar o lixo fora, cinco embalagens da mesma empresa. Cinco pessoas distintas validaram que aquilo é um bom produto.

Se você atrasa sua entrega porque só tem um entregador, espera aí, eu preciso fazer a conta, eu preciso de mais um entregador. Então a gente sabe que dentro disso é como se fosse uma mandala, às vezes ela tá toda torta, nunca vai ser perfeita, não existe um negócio perfeito.

As grandes empresas, McDonald's, Madeiro, nosso segmento, Coco Bambu, todo mundo tem problema. Qual que é a grande questão? A gente tem que saber qual ponto atacar.

Falando de delivery, qual que é o negócio principal? É logístico. Não adianta você fazer o melhor produto do mundo e não entregar.

No Lucrando com Delivery, qual você sente que é o principal anseio dos empreendedores nesse segmento? É o desafio da última milha, a entrega, o tempo de entrega, ou outros pontos?

Excelente pergunta. Pensando em uma ótica de mercado, todo mundo só quer vender mais. Só que muitos não precisam vender mais, precisam de gestão de CMV, gestão de estoque, controle, ter uma DRE.

Menos de 5% de quem está nos ouvindo vai ter uma DRE, Demonstração de Resultado do Exercício, para saber onde ele está tomando prejuízo, onde está tendo lucro. É a saúde financeira, como se fosse o raio x do seu negócio.

Então, quando você faz essa pergunta, o que todo mundo quer é vender mais. Mas tem empresas que chegam lá na nossa consultoria vendendo 300 mil, 400 mil, e não têm lucro. E quando você vê, ele está errando porque não sabe analisar que o custo de frete dele está alto demais.

Ele não consegue entender que o custo de mão de obra dele está alto demais. Ele não consegue ter a gestão das minúcias e o negócio de alimentação é um negócio extremamente desafiador.

Assista ao episódio completo do podcast O Café e a Conta!

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